Perfil
Meu nome é ELZIO LUZ LEAL sou aposentado, moro no Rio de Janeiro e resolvi por em prática um projeto que estava latente durante muitos anos, ser poeta. Enviei cinco poesias para a II ANTOLOGIA DE POETAS LUSÓFONOS em Leiria, Portugal e todas foram aceitas e publicadas, entre dezenas de poetas de todo o mundo que criavam suas poesias em português. Depois que a Antologia foi publicada, entusiasmado com a idéia, passei a frequentar grupos de poesia.  

Foi então que encontrei um grupo que se reunia no Forte Copacabana, um cartão postal da cidade do Rio de Janeiro que inspirou muitos poetas , inclusive a mim. Em pouco tempo editei o meu primeiro livro “EU POETA 2008", com referência ao ano em que me encontrei como poeta. Agora editei o meu segundo livro, "INTIMIDADES" . No meu primeiro livro, por ter na época vivido momentos difíceis da minha vida, quando fiquei viúvo,  minhas poesias refletem a amargura que me dominava, em "INTIMIDADES" porém, minhas poesias são mais livres e falam de amor. 

Em 2013,  passei a pertencer como Acadêmico,  à APALA - Academia Pan Americana de Letras e Artes, onde atualmente sou presidente e em Maio de 2013 fui empossado na Divine Academie des Lettres e Artes de Paris, no gráu de Ambassateur. A Divine Academie faz um belo trabalho de divulgação das artes e  dos artistas brasileiros na França e em toda a Europa, assim como também divulga a arte francesa no Brasil.

Tendo participado em diversas antologias no Brasil e em Portugal, abro este espaço para mostrar a todos o meu trabalho e compartilhar , de forma que todos possam opinar e participar, por assim poderei aprimorar a minha obra e oferecer a todos um trabalho melhor. Quero informar que antes, a maioria dos meus trabalhos  eram feitas em poesias metrificadas e com rimas o que exige um trabalho mais rigoroso, sendo que algumas vezes usava a versificação livre como os poetas modernos.
Atualmente estou me propondo a experimentar outras formas de poesias,  como as aldravias, os indrisos, etc, contudo nunca deixando de fazer os sonetos, o que é a minha preferência.

Há pouco verifiquei na estatística do meu blog, que  sou lido em grande parte do mundo, o que é muito bom e me deixa orgulhoso e feliz, mas a mesma estatística mostra que 50% dos meus leitores veem dos  EEUU , sendo somente 30%  do Brasil  e os outros 20% restantes divididos entre outros países do mundo.


Isso me deixa deveras preocupado porque reforça o sentimento da existência no Brasil da enorme quantidade de analfabetismo  funcional   e da existência de estatística camuflada por parte do Estado que quer se mostrar diferentemente do que é, perante aos olhos do mundo.

Por outro lado fico feliz de atender aos anseios da imensa colônia brasileira radicada nos Estados Unidos e em outros países da Europa por permitir que eles encontrem nos meus escritos a brasilidade que não encontram no estrangeiro.
Que sejam sempre muito bem vindos e se quizerem podem me acessar pelo meu e. mail , elzioll@hotmail.com ou diretamente no meu blog www.elzioluzleal.net onde serão sempre  bem recebidos.

Solicitaram-me que adicionasse mais coisas que pudessem levar ao leitor , um conhecimento sobre a pessoa do autor. Afinal , autor  e leitor são mais ou menos cúmplices, para tal me enviaram perguntas para serem respondidas como se fosse um jogo, o jogo dos sete... Em nome da nossa cumplicidade, eis as perguntas e minhas respostas.

1)  As sete coisas que quer fazer antes de morrer  (mesmo porque depois não se pode fazer mesmo nada...)
a) - Conhecer a Grécia
b) -                    Turquia
c) -                     Jerusalém
d) -                     Amazônia
e) - Escrever mais 5 livros
f) - Fazer sucesso com meus textos
g) - Continuar amando e ser amado

2) - As sete coisas que mais eu digo:
São algumas das minhas aldravias : 
a) - O que importa é ser feliz
b) - Só o amor move o mundo
c) -  Quem sabe de mim sou eu
d) -  Não quero saber da vida alheia
e) -  Não gosta de mim, que pena!
f)  - Prevaricar e coçar é só começar...
g) -  O medo é falta de fé.

3) Sete coisas que sabe fazer bem ( presunção, gabolice e falta de modéstia?)
a) - ser leal nas horas difíceis.
b) - Ser amigo dos meus amigos
c) - Dormir com tranquilidade
d) - Manter a calma principalmente nos momentos difíceis
e) - Dirigir carros (é bem mais fácil que dirigir a vida...)
f) - Escrever cartas
g) - Ler (o pensamento dos outros ainda não)

4) Sete qualidades minhas (suponho, presumo, acredito...) 
a) - Lealdade
b)  - Honestidade
c) - Ética
d) - Correção
e) - Coerência
f) - Ser bom confidente
g) - Ser bom conselheiro

5) Meus sete defeitos (devo ter muito mais...)
a) - Não saber contar piadas
b) - Não saber cantar
c) - Ser surdo (surdinho...)
d) - Estar sempre no ar...
e) - Ser dispersivo
f) - Ser esquecido
g) - Ser às vezes meio ingênuo.

6)  - Sete coisas ou pessoas que mais ama
a) - Fidelidade
Meus filhos: b) - Júnior
                      c) - Fábio
                      d) - Amélia Maria
e) - Meus seis netos
f) - Minha mulher
g) -  A memória dos meus que já se foram

7) -  Sete pessoas que indicarei para continuar essa brincadeira:
Orpheu Luz Leal, poeta, amigo e irmão, Lúcia Armênio, minha querida cunhada e revisora, Margareth D. S. Leite, emérita poetisa,
Luiz Poeta, amigoe e presidente da APALA Academia Pan Americana de Letras e Artes, Benedita  da Silva, recantista, ótima poetisa e ex presidente da APALA, Maria  Nascimento Santos Carvalho, nossa trovadora maior, presidente da  UBT - União Brasileira dos Trovadores e finalmente a nossa recantista do Ceará, grande poetisa Maria do Socorro Costa.
Ainda preciso confirmar a anuência das pessoas citadas..

Agradeço a participação de todos com a honra da sua leitura e comentários .
Um  forte abraço ,
Elzio

Imagem de cabeçalho: raneko/flickr